Pontos de recarga em diversas estradas pelo Brasil já são realidade

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Rodovias Federais e Estaduais contam com pontos de recarga espalhados em importantes trajetos interestaduais e projetos vem sendo discutidos para aumentar a oferta.

Uma das formas de expandir e incentivar cada vez mais a utilização e o comercio de carros elétricos é a instalação e manutenção dos pontos de recarga em estradas e rodovias pelo país, oferecendo a tranquilidade de uma viagem segura, sem que o usuário precise se preocupar com autonomia ou como e onde poderá recarregar a bateria do carro. Foi pensando nisso que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) dentro do programa Carbono Zero, começou a instalação e a manutenção de pontos de recarga em rodovias estaduais e federais.

Bandeirantes, Anhanguera e Carvalho Pinto em São Paulo, são algumas das rodovias que já contam com pontos de recargas gratuitos para elétricos ou híbridos no sistema plug-in. A concessionária da Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, confirmou a instalação de pontos de recarga na altura das cidades de Mairiporã, em São Paulo e nas cidades de Carmópolis de Minas e Três Corações, ambas já em território mineiro, ampliando ainda mais a oferta. A via Dutra, uma das principais do país e que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, também já conta com pontos de recarga em seu trajeto, em ambos estados, tornando a viagem mais segura e possível de ser realizada hoje sem combustível fóssil, totalmente elétrica.

Outras rodovias como Ayrton Senna, Marechal Rondon e João Hipólito Martins, na região de Botucatu interior de São Paulo, também já contam com postos de recargas gratuitos.

Em Santa Catarina, a oferta é ainda maior. A Celesc, empresa de transmissão comercialização e distribuição de energia do Estado, instalou sete “Eletro postos”, como são conhecidos, no trajeto entre as cidades de Florianópolis, passando por Blumenau e chegando a Joinville, no norte Catarinense. Essas cidades por exemplo, configuram como as principais do Estado, portanto, além de rota turística, importante rota comercial, visando num futuro próximo atender a demanda de caminhões elétricos.

No Senado Federal tramita o PL 392/2023, que determina que os postos de combustíveis em rodovias federais instalem, com prazo de até doze meses após a aprovação do Projeto de Lei, pontos de recarga em todos os trechos. O PL inclusive conta com previsão de incentivos e linhas de créditos especificas para atender a demanda e que devem ser incluídas nas Lei de Diretrizes Orçamentárias, tudo isso dentro do Programa Carbono Zero.

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