A agenda de sustentabilidade está em constante crescimento e evolução, impactando o setor varejista automotivo.
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Nas últimas décadas, a pressão exercida sobre a indústria automotiva cresceu significativamente, onde reguladores, investidores e influências sociais aceleraram a agenda da sustentabilidade nos negócios.
Conforme destacado no recente relatório do Capgemini Research Institute, “A indústria automotiva na era da sustentabilidade”, a sustentabilidade tornou-se um foco estratégico fundamental para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs), com 62% afirmando que desenvolveram uma estratégia abrangente de sustentabilidade. O relatório destaca que algum progresso foi feito em vários fluxos, alguns deles incluem:
- Reduções contínuas de CO2 impulsionadas pela evolução dos padrões regulatórios de emissão
- Um foco mais nítido na redução de resíduos e descarte no fim da vida útil
- Apoiar e promover uma economia circular
- Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável (P&D) de produtos
Mas, e nas concessionárias?
Com as crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, a sustentabilidade tornou-se uma prioridade estratégica para as organizações automotivas.
Isso terá implicações de longo alcance para o setor, que, apesar de ter feito progressos substanciais, ainda precisa intensificar seus esforços de sustentabilidade.
Embora as soluções sustentáveis que fornecem benefícios sociais, econômicos e para o consumidor tenham se tornado mais aparentes, algumas concessionárias começaram a adotar abordagens sustentáveis em suas operações.
Exemplos incluem a aquisição de energia sustentável usando iluminação LED em seus showrooms e oficinas, soluções “eco-friendly”, uso de energia solar, economia de água nas lavagens de carros e eliminação de resíduos, principalmente em torno de plásticos e papel.
Os donos de concessionárias irão considerar suas opções de investimento e navegar em direção a novos modelos de negócios liderados pela sustentabilidade.
A digitalização pode se tornar uma estratégia de curto prazo, no entanto, com os crescentes dados do consumidor mantidos pelos OEMs e o impacto dos veículos elétricos, híbridos e autônomos, uma abordagem colaborativa pode ser a chave para produzir uma solução sustentável.
Agora, mais do que nunca, a sustentabilidade precisará ser um pilar fundamental para as concessionárias, em sua estratégia de curto, médio e longo prazo.