Com o avanço da tecnologia e com soluções e parcerias certeiras, é possível implementar uma cultura de inovação que potencializa o negócio.
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Com o avanço da tecnologia e com soluções e parcerias certeiras, é possível implementar uma cultura de inovação que potencializa o negócio.
As concessionárias estão passando por talvez o período de maior mudança e transformação desde a invenção da combustão e carros populares.
A recente evolução e aumento da demanda por carros elétricos ou híbridos influencia todo o ecossistema das concessionárias, desde a capacitação de seus colaboradores, até novas tecnologias e soluções.
Diante desse cenário, buscar a eficiência em suas operações e obter uma rentabilidade adequada se tornou mais importante do que nunca.
A eficiência em uma concessionária pode ser medida de diversas formas, como por exemplo, pela capacidade de atender os clientes de forma rápida e satisfatória, pelo bom relacionamento com os fornecedores e parceiros, pela utilização adequada dos recursos e pelo baixo índice de perdas e desperdícios.
Quando a concessionária é eficiente em suas operações, ela consegue reduzir seus custos e aumentar a produtividade, o que pode resultar em um aumento da rentabilidade.
A rentabilidade, por sua vez, é a capacidade que a concessionária tem de gerar lucro em relação aos investimentos realizados. Para medir a rentabilidade de uma concessionária, é necessário considerar tanto o lucro bruto quanto o líquido, além de comparar esses valores com os investimentos realizados e com os concorrentes do mercado.
Em 2020, a indústria automotiva teve que intensificar e acelerar a navegação no mundo digital, pois a visita à concessionária não era uma opção viável.
Embora muitos acreditem que a venda de carros seja um processo muito pessoal, há muitas maneiras de uma concessionária usar a tecnologia para melhorar sua eficiência, e simplificar processos.
Ao permitir que os consumidores concluam as etapas de compra on-line, eles gastam cerca de 45 minutos a menos (se não mais) na concessionária e geralmente saem satisfeitos com sua experiência geral, de acordo com o estudo Cox Automotive Car Buyer Journey de 2019.
A eficiência da concessionária é vital por vários motivos:
- Seus funcionários serão mais produtivos e satisfeitos com seu trabalho, levando ao aumento das vendas por funcionário.
- Você atende melhor seus clientes e eles têm uma experiência melhor.
- É possível fazer as alterações necessárias para atender às demandas dos consumidores com mais rapidez, aumentando suas chances de compradores recorrentes e recomendações de clientes.
- Redução do estresse para funcionários e clientes.
- Custos indiretos reduzidos.
Além disso, existem algumas medidas que podem ajudar as concessionárias a aumentarem sua rentabilidade e eficiência, como:
- Treinamento e capacitação dos funcionários: os funcionários são peças-chave para a eficiência e rentabilidade de uma concessionária. E atualmente, é preciso investir em novas soluções e se manter atualizado com as últimas tendências do setor.
- Gestão financeira: Essencial para a rentabilidade da concessionária. É importante acompanhar as receitas e despesas, fazer projeções e planejamentos financeiros, além de controlar o fluxo de caixa.
- Investimento em tecnologia: a tecnologia pode ser uma grande aliada das concessionárias, ajudando a melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Softwares de gestão, sistemas de CRM e ferramentas de marketing digital são exemplos de tecnologias que podem ser usadas pelas concessionárias.
- Atendimento ao cliente: É importante investir em soluções de pós-venda e um atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e atenciosos, que saibam ouvir as necessidades dos clientes e oferecer soluções adequadas.
- A introdução de ferramentas de diagnóstico e checklist digital, além de soluções agregadas, que podem ser paralelizadas dentro da rotina da oficina, resultando em rentabilidade sem indisponibilização do veículo e interferência no prazo de entrega prometido ao cliente.
Em resumo, a rentabilidade e a eficiência são fundamentais para o sucesso de uma concessionária. Para alcançar esses objetivos, é importante investir em medidas que visem à redução de custos, ao aumento da produtividade e à melhoria da experiência do cliente.
Dessa forma, a concessionária pode crescer e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.