Como as empresas estão se adaptando ao cenário econômico e ambiental no Brasil?
—
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, e em 2023 não será diferente, com novas tecnologias, possibilidades e oportunidades.
As tendências de sustentabilidade estão mudando a forma como as empresas pensam sobre seus negócios e as escolhas que fazem em termos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Além disso, o cenário econômico e ambiental também está influenciando a forma como as empresas operam, e elas estão buscando maneiras de se tornarem mais eficientes e responsáveis em termos de sustentabilidade.
As empresas procuram reduzir suas pegadas de carbono e fazer uso de fontes de energia renováveis, e a tecnologia está sendo utilizada para ajudá-las a atingir esses objetivos. Além disso, muitas empresas estão investindo em infraestruturas verdes, como edifícios eficientes em termos energéticos e uma infraestrutura de transporte sustentável.
A colaboração entre as empresas e os setores público e privado também se mostra promissora neste ano. As empresas querem trabalhar em conjunto e com os governos para atingir objetivos comuns de sustentabilidade, influenciando positivamente o seu ecossistema (colaboradores, bairros, cidades e outros negócios).
Embora cada empresa tenha a sua própria política de sustentabilidade, é nítido que alguns tópicos deverão ser mais comuns nas organizações, como:
Aumento da transparência: Empresas estão cada vez mais se sentindo pressionadas a divulgar informações sobre suas emissões de gases de efeito estufa, práticas de reciclagem e outros indicadores importantes de sustentabilidade. Isso é impulsionado por investidores, consumidores e reguladores, que querem ter certeza de que as empresas estão fazendo a sua parte para proteger o meio ambiente.
Investimentos em energias renováveis: Estão procurando maneiras de produzir energia de forma mais limpa e eficiente. Isso inclui investir em fontes de energia renováveis, como eólica e solar, e também procurando maneiras de melhorar a eficiência energética em suas instalações com o reuso da água, por exemplo.
Empresas de impacto positivo: Uma tendência crescente é o surgimento de empresas que buscam não apenas fazer lucro, mas também ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Isso inclui organizações que trabalham para resolver questões sociais e ambientais urgentes, como a pobreza, a desigualdade e a mudança climática.
Produtos sustentáveis: Cada vez mais, as empresas estão procurando criar produtos que sejam mais amigáveis ao meio ambiente, como os feitos com materiais recicláveis, embalagens ecológicas e tecnologias que ajudam a reduzir o impacto ambiental.
Supply chain: Empresas estão dando mais atenção às suas cadeias de suprimentos, procurando trabalhar com fornecedores que compartilham suas crenças em relação à sustentabilidade. Isso inclui monitorar as emissões de gases de efeito estufa de seus fornecedores e procurar alternativas mais sustentáveis quando necessário. As tendências de sustentabilidade nos negócios para 2023 estão evoluindo rapidamente a maneira como as operações são realizadas, com a constante busca de um equilíbrio que gera rentabilidade.