Conheça os diferentes tipos de veículos elétricos e suas particularidades.

Os tipos de veículos elétricos

Posts Recentes

Fique por dentro das características que diferenciam um modelo de outro além de suas vantagens e desvantagens.

A revolução do veículo elétrico (EV) está chegando. À medida que os carros elétricos se tornam mais populares nas estradas brasileiras, vale a pena aprender quais tipos de veículos estão disponíveis e um pouco sobre a tecnologia que eles usam.

Como consumidor, é fácil acreditar que os veículos elétricos são algo relativamente novo. Afinal, eles só começaram a ganhar popularidade na última década.

Mas você pode ficar chocado ao saber que o primeiro carro elétrico nos EUA chegou à estrada em 1890. Embora o veículo elétrico de William Morrison atingisse apenas uma velocidade máxima de 14 mph, esse passeio eletrificado impulsionou o interesse de todo o mundo em EVs.

Por um tempo, carros elétricos e carros movidos a gasolina competiram por participação de mercado em grande escala. Mas quando Henry Ford lançou o Modelo T em 1908, a maré virou a favor dos carros movidos a gasolina, e com essa escala veio uma acessibilidade ainda maior.

Os diferentes tipos de EVs

Um veículo elétrico usa um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria para acelerar e se mover. Dependendo do tipo de EV, o(s) motor(es) elétrico(s) auxiliam um outro motor de combustão interna convencional (ICE) ou alimentam o carro completamente.

Veículo Elétrico Híbrido (HEV):

Este modelo usa o motor de combustão interna (geralmente a gasolina) e o trem de força movido a bateria. O motor a gasolina é utilizado tanto para conduzir como para carregar quando a bateria está descarregada. Esses veículos não são tão eficientes quanto os veículos totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV):

A maior diferença entre um veículo híbrido regular e um veículo elétrico híbrido plug-in é que os plug-ins têm baterias maiores e podem ser conectados para carregar as baterias. Eles também costumam ter motores elétricos maiores, porque os PHEVs são responsáveis por mais força dentro do carro.

Este modelo usa um motor de combustão interna e uma bateria carregada de uma tomada externa (eles têm um plugue). Isso significa que a bateria do veículo pode ser carregada com eletricidade em vez do motor. Os PHEVs são mais eficientes que os HEVs, mas menos eficientes que os BEVs.

Veículo Elétrico a Bateria (BEV):

Totalmente alimentado por eletricidade. Estes são os mais eficientes em comparação com os híbridos híbridos e plug-in.

Aliás, essa é uma das vantagens dos veículos elétricos a bateria, a sua simplicidade.

Existem tão poucas peças móveis em um veículo elétrico a bateria que requer muito pouca manutenção. Não são necessárias trocas de óleo ou ajustes, e não ter essas despesas de manutenção pode resultar em economias significativas ao longo da do tempo. No entanto, você precisa estar sempre ciente da vida útil da bateria do seu carro elétrico.

Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV):

A energia elétrica é produzida a partir da energia química. Por exemplo, um FCEV de hidrogênio.

Os FCEVs também são conhecidos como Veículos de Emissão Zero. Eles empregam “tecnologia de célula de combustível” para gerar a eletricidade necessária para operar o veículo. A energia química do combustível é convertida diretamente em energia elétrica.

Embora esses sejam os modelos mais comuns, o mercado dos EVs está em constante evolução, ganhando novas funcionalidades e transformando a forma como os veículos são desenvolvidos e montados.

São Paulo

R. Funchal, 551 • Cj. 21 • Vila Olímpia