Alcançar o envolvimento do cliente oferecendo novas experiências é fundamental para atrair e reter potenciais consumidores, além de impulsionar a rentabilidade do negócio.
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É fato que o maior indicador da qualidade e eficiência de um serviço pós-venda no altamente competitivo mercado automotivo é a fidelidade do cliente.
Normalmente, o relacionamento entre um revendedor e o consumidor final é transacional e temporário, e mesmo o menor erro pode resultar na perda de um cliente aparentemente fiel.
Porém, quando executada corretamente, a experiência do cliente por meio de serviços de pós-venda tem o potencial de criar um fluxo de receita recorrente substancial e confiável a um longo prazo.
Tecnologia é um dos caminhos para a fidelização
A intervenção tecnológica pode ajudar a obter eficiência no serviço de pós-venda e criar uma relação amigável ao cliente, enquanto as concessionárias e oficinas oferecem serviços e produtos cada vez mais assertivos.
É o caso de soluções que, de forma virtual, conseguem realizar leituras completas de peças do veículo e emitem alertas que auxiliam na manutenção preventiva e aumentam a eficiência dos contatos feitos aos clientes.
Personalização de serviços é uma aliada
Cada vez mais, em diferentes indústrias, a personalização se torna um diferencial competitivo de grande valia. Os clientes buscam soluções, serviços e marcas que realmente atacam e resolvem as suas dores, com um atendimento pessoal e único para cada caso.
Desde a experiência de pesquisa de compra, até a manutenção de um veículo, o cliente precisa se sentir valorizado, em um fluxo eficaz de atendimento.
Experiências físicas e virtuais
A concessionária do futuro já está em movimento, com novas tendências que tomam conta de todo o setor, como imersividade, uso de Realidade Virtual e Aumentada, showrooms digitais e claro, o pós-venda inovador.
Lojas e oficinas devem investir cada vez mais em seus ambientes físicos, que combinam o melhor da tecnologia para um atendimento moderno focado no cliente.
Na nova era da mobilidade, concessionárias e oficinas devem encontrar novas maneiras de se conectar ao cliente durante o ciclo do pós-venda.
Para fazer isso, é preciso alavancar novos produtos e serviços digitais que permitam uma diferenciação de produto mais inovadora, sempre com o objetivo de impulsionar experiências positivas e contínuas do cliente ao longo de sua jornada individual para gerar novos fluxos de receita.