Enquanto a demanda por soluções sustentáveis cresce, a indústria automobilística busca novos caminhos, abrindo espaço para o futuro elétrico.
Os principais mercados automotivos estão testemunhando uma rápida adoção de veículos elétricos (EVs). Na Europa, os veículos elétricos movidos a bateria representaram 9,1% dos registros de carros em 2021, e os regulamentos estão em vigor para permitir apenas a venda de veículos com emissão zero a partir de 2035.
Mas isso significa que, por mais de uma década, as montadoras ainda terão uma parte significativa de suas vendas anuais vindas de veículos com motor de combustão interna (ICE). Isso inclui carros híbridos mais ambientalmente aceitáveis, que dependem do ICE junto com as baterias EV para energia.
A BYD tem sido uma das empresas/marcas de veículos elétricos mais bem-sucedidas do mundo, mas outras, incluindo Tesla, Mercedes Benz, Tata, MG, GM, Audi, Hyundai, Nissan, BMW e Renault também lançaram veículos elétricos, que estão recebendo demanda dos clientes em mercados diferentes.
Porém, uma mudança já é evidente nas estratégias de powertrain de várias montadoras. Enquanto os novos participantes estão se concentrando principalmente em veículos elétricos ou híbridos puros, algumas das montadoras menores com volumes de vendas modestos tomaram decisões ousadas para eletrificar totalmente seu portfólio muito mais cedo.
Um veículo elétrico, ao contrário dos carros tradicionais à combustão, não emite gases, como óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC). Isso se deve ao fato de não haver um processo de combustão poluente, e isso por si só já representa uma importante evolução.
Não há dúvida de que os EVs são o futuro da condução e da mobilidade e, embora materiais mais novos possam ser usados na química da bateria e as inovações continuem ocorrendo, a tendência é irreversível pelos seguintes motivos:
- Significativas economias de custo em operação e manutenção
- Economia ecológica nas emissões de CO2
- Experiência de condução incrível, reduzindo a fadiga/estresse
- Conveniência de carregamento
Embora seja cada vez mais evidente que os EVs movidos a bateria serão a tecnologia dominante para o segmento de veículos leves no futuro, esse futuro ainda não chegou. A fabricação de automóveis está atualmente em um período de transição em que ICE e EV devem coexistir.
No entanto, as empresas de manufatura estão se esforçando mais para ir de veículos tradicionais para carros elétricos. Afinal, há muitos benefícios em possuir um veículo elétrico com a quantidade certa de funcionalidade e infraestrutura.